Uma Casa Auto-Sustentável


Casa Colmeia : uma Casa Auto-Sustentável

O Projeto da Casa Colmeia é uma ideia que percorre a tempos o imaginário do artista plástico e designer de permacultura Juliano Riciardi. Em fevereiro de 2009 ele conseguiu tirar do papel e da imaginação e veio a se constituir através de suas próprias mãos e outras tantas mil mãos voluntárias. Ela está localizada na Praia da Garopaba do Sul, município de Jaguaruna uma região litorânea brasileira esplêndida por natureza a 150 km ao sul de Florianópolis, próximo ao Cabo do Farol de Santa Marta.

No principio a ideia era simples, bioconstruir uma moradia ecológica em um espaço de 600 m² utilizando-se dos princípios da Permacultura¹, para acolher a familia, e que ela provesse todas as necessidades básicas da: abrigo, alimentos, energia, cultura, recursos, saúde e bem estar.

Neste pequeno espaço construíram hortas mandalas e canteiros medicinais, agrofloresta, banheiros secos, fornos, secadores e aquecedores solares, cozinha caipira com fogão a lenha, cercas vivas, bioconstruções com tetos vivos, alojamento para voluntários, biblioteca e videoteca, oficina de arte-reciclagem, composteiras, minhocário, filtros biológicos, captação de água, viveiro de mudas e área de lazer.

Com o tempo a Casa Colmeia começou a tomar o ar de uma Estação de Permacultura Litorânea, através do modo de vida gerado nela, chamando a atenção de pessoas de todos os cantos do mundo para conhecê-la, aprenderem, ensinar, cooperar e ampliar ainda mais seus objetivos.

Hoje passados 4 anos a ideia da Colmeia cresceu e conseguiu alcançar ainda mais que o sonho pretendido em seu inicio. A casa se transformou em uma casa auto-sustentável. Isso quer dizer que a casa gera para a família e as pessoas que nela convivem, atividades, energias, alimentos, recursos diversos e um rico ambiente de aprendizado que se irradia cada vez mais, inspirando outras pessoas interessadas em viver um estilo de vida semelhante e sustentável.

A Casa Colmeia tornou-se em pouco tempo, no seio de sua comunidade, um Centro de Referência em Sustentabilidade Ambiental, Econômica, Cultural-Familiar. A proposta ampliou os horizontes da família idealizadora e de quem já passou por ali.

Atualmente seu principal foco é gerar na sociedade um trabalho inovador e coerente em Educação para a Sustentabilidade, utilizando-se de uma escala prática, humana e familiar, baseada na vida doméstica e no aprendizado ecológico coletivo.

Nela os residentes bio-constroem espaços, produzem seus alimentos, geram e intercambiam conhecimentos, materiais didáticos, criam arte e artesanatos, atendem a comunidade, recebem voluntários, desenvolvem atividades nas escolas, oferecem cursos de formação, realizam oficinas pedagógicas para os mais variados públicos e com os mais diversos temas relacionados à Sustentabilidade.

Em 2011 Julia Lucena outra artista plástica chegou para habitar a Colmeia e o coração de Juliano. Uniram paixões, sonhos, projetos de vida e uma família ainda maior para cuidarem e desenvolverem.

Agora o casal Julia e Juliano Riciardi , pretendem levar a ideia para outros locais e iniciar outros projetos de moradias auto-suficientes, agregando os valores oriundos da Casa Colmeia e expandindo os horizontes e a perspectivas de habitações auto-sustentáveis e geradoras de vida.

www.casacolmeia.wordpress.com

Aposte neste Projeto – faça sua doação

DOAÇÕES ESPONTÂNEAS

3 Respostas

  1. Oi Jú!
    E ai, como que andam as coisas por ai? Tudo bem com vocês? A Tê eo Tiê…
    Cara, estou com interesse de participar do curso de bioconstrução. Como são as formas de pagamento?

    Valeu! Fiquem bem!

    Dinho

  2. Ola amigos, gostaria de participar, e conversar sobre sustentabilidade e vida comunitária

  3. Ola

    Eu sempre tento converter as pessoas leigas no assunto ou que nao tem muito envolvimento em sustentabilidade para considerarem constuirem casas mais ustentaveis possiveis.

    Recentemente eu vendi a ideia a uma pessoa que iria construir uma casa convencional a considerar uma casa com muitos detalhes sustentaveis mais voltado a Permacultura…

    A pessoa pediu que eu me envolvesse o que eu concordei, porem estou encontrando grande dificuldades de encontrar engenheiros e arquitetos + pessoas especializadas para esse projeto.

    Para a cidade de Curitiba alguem saberia recomendar um grupo, pessoas, ONGs ou que possa facilitar encontrar profissionais especializados. Posso viajar as principais capitais de Belo Horizonte abaixo para aprender e tambem entrar em contato direto…..porem p/ honrar os conceitos da Permacultura preferiria em Curitiba.

    A casa sera de pequeno porte 200 metros quadrados com quintal de no minimo 600 m2 podendo chegar 1,0000 m2, sendo que o quintal tera que ser dividido com 12 caes mesmo nao sendo os principios da parmcultura eh interessante saber que nao adianta querer forcar isso em pessoas que tiram caes das ruas e ao mesmo tempo querem se voltar por uma forma mais responsavel.

    Provavelmente a casa sera hibrida mas tentando inflitar o maximo possivel de sustentanibilidade….

    Daria preferencia a respostas que nao sejam especulativas, preferia algo que realmente me direcionasse no caminho ja certo.

    Pela atencao muito obrigado a todos que puderem colaborar.

    Tadeu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: