A Família Colmeia

‎”Na tribo, o velho é o dono da história,
o adulto é o dono da aldeia e a criança
é a dona do mundo” (Orlando Villas Bôas)

A Colmeia já foi composta por mais de mil mãos e corações, dos amigos, voluntários, estudantes, professores, familiares, ajudantes e todos que já passaram por aqui. Como tudo se transforma no mundo, a colmeia também esteve em constante transformação. A ultima Familia Colmeia foi composta por Juliano Riciardi,  Julia Lucena e seu filho Tiê. Inclui também os amigos mais próximos que sempre estão juntos e os voluntários que frequentam a Casa. Mas isso hoje também já se transformou…..

nos

Juliano de Paiva Riciardi: Pai, Idealizador do Projeto da Estação Casa Colmeia. Construtor, Artista e Educador Ambiental, licenciado em Artes Visuais pela FURG 2003. Pesquisador em Oceanografia e Permacultura Litorânea, Arte Educador Ambiental e Professor de Design de Permacultura. Morou e realizou sua formação em Design de Permacultura e  Bioconstrução por 3 Institutos de Permacultura no Brasil, IPEC, IPEP e IPCP de 2004 a 2007. Sua jornada em busca de vida e uma educação criativa e sustentável, tem história. Percorreu o Brasil de bicicleta desenvolvendo seus próprios projetos de educação ambiental, como o Projeto Carona Brasil:embarque na educação ambiental (1995 a 2000); a Oficina Permanente de Arte-Reciclagem CAIC/FURG (1999 a 2003); o Projeto Sítio Pedagógico:ambientes de aprendizagem (2005 a 2006). Ele também é co-fundador do Coletivo Permacultores no Brasil em 2007). Ativista Ambiental com foco em projetos de sustentabilidade, permacultura escolar, urbana e rural.  –  www.permaculturanaescola.wordpress.com – 

Julia Lucena: Abelha Rainha, Gestora da Tainá e Coordenadora da Cozinha Sustentável da Casa Colmeia. É ela quem cuida de toda a nossa alimentação. Artista dedicada as nuances da vida. Silenciosa e enigmática, Julia se diverte na confecção de sua linha de almofadas aromáticas Coisa de Casa. Formada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), esta conosco na Colmeia desde 2011 quando veio fazer seu PDC e ficou.

 

tie mão de barroTiê Dominot Riciardi, Pássaro menino, filho da Terra e guardião mirim da Colmeia nasceu em casa e na água. Foi pensando nele que a Colmeia foi construída. Ele adora mexer nas plantas e ferramentas e está sempre pronto para ajudar e dar carinho. Ativo, brincalhão e companheiro, tem como  seu brinquedo preferido  a sua booola. Veio ao mundo como uma benção, de forma natural e planejada, em casa e na água. Desde a infância está envolvido com a Natureza e o Espírito da Casa Colmeia. Junto com os pais tem aprendido a importância de cuidar e respeitar a mãe-natureza.


HISTÓRIAS SURPREENDENTES DAS ABELHAS !

A abelha é um membro da família

As abelhas, que trazem riqueza natural como cera, mel entre outros produtos, eram consideradas importantes na família, tanto quanto o criador. Por isso, existe um velho costume de relatar as abelhas nos acontecimentos importantes dentro da família.Na Inglaterra, quando o criador morre, relata-se minuciosamente a causa da morte após bater 3 vezes a colméia com a chave da casa, e envolve-se a colméia com pano preto, indicando o luto. Dizem que se deixar de cumprir o ritual, as abelhas que estão chorando pela morte fogem do ninho ou se suicidam em massa.Estes costumes foram observados também na tribo indígena Ozaak nos Estados Unidos da América. Parece que tais costumes vieram junto com a civilização Européia.

Na Inglaterra, quando a filha do criador vai casar, precisa relatar às abelhas e é necessário apresentar claramente o nome do noivo, senão as abelhas ficam iradas e atacam as pessoas. Estes exemplos podem dizer que o relacionamento psicológico com as abelhas persiste na Europa, onde a criação de abelhas é bastante praticada.

(Publicação: Masayasu Konishi (1992), “História Cultural dos Insetos”, Jornal Asahi

Anúncios

13 Respostas

  1. Oiieee criançasss, td bem com vcs?? Já estamos com saudades..

    Bjs

  2. Olá !!
    Só queria dizer que adorei sobre o que li da familia de voces, acho que a sociedade deveria evoluir para isso.
    Abraço…tenham um bom dia.

  3. Olá pessoal, estava procurando casas com formato de colméia na net e descobri vcs. Estou encantada!
    Sou artista do teatro de bonecos, moro em Uberlândia, Mg e escrevo livros para crianças, tenho um personagem contadora de histórias há 22 anos que é a Vovó Caximbó. Se tiverem interesse poderão encontrar material na net sobre o presonagem.
    Há 10 anos comprei uma chácara na esperança de criar lá uma escola de teatro para crianças e jovens, principalmente os carentes.
    Com alguns amigos que acreditam na proposta, começamos agora a arregaçar as mangas e botar em prática nossos sonhos. Mas apesar da boa vontade não temos muito conhecimento. E pouco dinheiro.
    Por isso gostaria muito de me corresponder com vocês para um possivel aprendizado.
    Aguardo com ansiedade o retorno.
    Grata e luz para todos vcs!

  4. Adorei saber da existência de vocês! Recebi hoje o convite para o evento de Março. Poderia visitá-los antes ou depois se não puder estar para o evento?
    Parabéns pela iniciativa e persistência no Propósito!
    Adriana

  5. parabens pelas iniciativas fique en dia con los cursos estou con joelho estorado picada de insecto allo que no vou a farol nos vemos en breve un grande abrazo oara vcs

  6. ola pessoal
    descobri voces ontem e sabe que voce cairao do ceu
    enfim como todos tb tenho aqui no meu terreno um monte de pneu aterrado pronto para subir um futuro
    que sera uma lojinha de artes
    enfim preciso de ajuda para continuar
    gostaria de saber se posso visita-los pois moro aqui no rio vermelho
    coincidencia melhor impossivel
    obrigada
    desde ja
    juliana

  7. Olá amados!
    Estava procurando na net casas permaculturais e descobri vcs… lindos, lindos! Estou encantada! A família linda, a casa linda… E fiquei mais emocionada ao ver as fotos do parto… estou com 4 meses de gestação e tenho um grande desejo de realizar o meu parto na água tb… sou natural de Rio Grande-rs e moro em Porto Alegre… estou passando por altos processos… um deles é fazer a minha casinha no sítio da amizade, em Viamão.. É um sítio de um grande irmão, o Serginho… Com propostas de atividades sustentáveis, rituais xamânicos, compartilhamento de aprendizados, hortas, polpa de frutas nativas… enfim… etamos engatinhando e seria uma honra recebê-los quando resolverem dar uma voltinha aqui pelo Sul!
    Abraço e beijo de luz, pra toda a família, com muito amor…
    Bianca.

  8. Hola, como estan?
    Soy Bernardo, tengo 24 años, argentino..estoy hace unos 3 años viajando en busqueda de proyectos comunitarios en los que las personas esten haciendo trabajos de agricultura, vida simple comunitaria, arte, baños secos, alimentacion sana, trabajo con niños, yoga, construccion natural, etc.
    He estado viviendo en algunos lugares en Argentina, luego en Bolivia y ahora estoy en Chile, trabajando con una escuela Waldorf y haciendo huertas organicas..muy lindo.
    Quiero empezar a contactarme con personas que esten en Brasil. Quiero ir alla..y estar con grupos a fines a mis ideas y actividades…
    queria saber si saben de algun lugar en donde pueda ir a quedarme un tiempo ,..ayudando..aprendiendo..y dando servicio..
    Donde se puede ir? con quien hablar?
    Bueno espero rta..saludos!

    Bernardo!

    • gostaria de entrar em contato com o bernardo, esse que escreveu ai em cima. porque tambem estou no chile e ele diz que esta trabalhando em uma escola waldorf, trabalho que gostaria de conhecer

  9. Lindos de morrer….
    precisamos de mais famílias como vocês!

    Abraço no coração

    Com amor,

  10. Que linda familia!!! Espero logo conhecer!

  11. Oi Pessoal!
    Estamos bem perto de vocês. Somos Fernanda, Dico e Miguel Sereno: Formamos o Ponto Integro e Cia. Moramos na Praia da Pinheira. Trabalhamos com alimentos Integrais, Orgânicos e também fazemos bio-construções e aplicamos técnicas de Permacultura em nosso pedacinho de chão.
    Vamos ver se conseguimos nos encontrar. Se virem pra esses lados estão convidados a aparecer.Quem sabe logo os visitamos também.
    Com carinho Fernanda
    gadeiuda@hotmail.com

  12. Olá pessoal! fiquei encantada com tudo que vi e li sobre voces. Será um dia voces podem me receber como voluntaria? Estou aposentada e sempre fui adepta de todos os principios basicos de relação coma natureza. Gostei muito. Aguardo resposta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: