O Projeto

Casa_Colméia

Em fevereiro de 2009 começamos a bioconstruir uma morada ecológica para nossa familia.

A idéia do Projeto é como um modelo de casa -arte-escola e foi proposta por  Juliano Riciardi, e na vivencia, sua ex-companheira Teresa, o filho Tie, familiares próximos, sem deixar de fora claro as idéias dos amigos e voluntários que estiveram juntos conosco este tempo todo.

Com o passar do tempo, a obra de arte foi tomando forma. Nosso propósito maior é construir uma morada simples para nossa familia de forma mais ecológica e econômica possível.

Para isso tivemos que pensar uma casa barata e com conforto. Para economizar o máximo de energia, utilizamos materiais reciclados, como pneus, vidros, madeiras, plásticos. Toda a fundação foi feita de pneus (62 pneus) socados com areia, visto que estamos numa região litorânea.

Uma sorte que tivemos foi achar uma casa demolida barata que compramos para utilizar toda a madeira, canela e peroba. Com ela fizemos a parte de cima, e a de baixo utilizamos um mix de técnicas de bioconstrução como o COB, Adobe, Super Adobe de Pneus, Cord Wood, Pau a Pique, PET a Pique, Pneus Armados, Taipa de Pilão e Taipa Leve, Teto Verde.

O projeto inicial da casa é uma unidade familiar pequena, com 43 metros quadrados, sendo a parte inferior de barro e a superior (mesanino) de madeira e o teto vivo. Com Isso tudo fez o formato da casa variar com o decorrer da construção. Intuitivamente seu planejamento tomou o formato hexagonal, parecida com uma casa de abelha.

Só depois de algum tempo nossa amiga Ioruá que está viajando de bike pela Europa e permaculturando por lá, viu a foto da casa e disse: que linda a casa colméia !.

Foi assim que nasceu a Casa Colméia um espaço de moradia e aprendizagem ecológica.

A Casa-Colméia está hoje como um novo conceito de Casa-Escola. Uma unidade doméstica modelo de arte, arquitetura, bioconstrução, ecologia e permacultura familiar.

motafinal

http://www.casacolmeia.wordpress.com

Anúncios

4 Respostas

  1. Gostei muito da construção ecológica, gostaria de conhece-la, mas não consegui acessar a localização, mesmo tentando pelo link do google earth. Vocês têm um programa de visitas? Onde fica?
    Obrigada,
    Lina Leme

  2. Parabéns pela iniciativa da casa colméia! Também trabalho com arquitetura e estou iniciando um projeto em ocupação humana sustentável, é sempre estimulante ver outros exemplos que pensam num futuro mais humano. Vou acompanhar o blog! Abraços

  3. Olá Juliano, Teresa e Tiê,
    Sou moradora de Rio Grande e estamos construindo uma casa na vila da Quinta. Nos interessamos bastante pela bioconstruçao, mas não temos curso nenhum e RG não tem barro. Se puderem nos dar algumas dicas, ficarei muito grata. A minha dúvida no momento é sobre os pneus (Pneus Armados) e PET. Nossa cerca é de pneus e não sabemos como tampar os furos do meio deles, com PET ficaria bom?
    Obrigada,
    Maíra

  4. bom dia, pessoal, tudo bem? Sou Lindomar, vou construir minha casa de superadobe, estou reunindo material para planejar bem tudo. no momento estou informações sobre o reboco interno e externo. moro na cidade de curitiba paraná sul do brasil. um geralmente frio, úmido, com as chuvas, enfim….. como fazer um bom reboco externo? a pintura pode ser natural? as instalações eletricas e hidraulicas, como sao feitas exatamente, enfim, agradeço muito a atenção. email: lindomar101@hotmail.com telefone 41 9677-3865 felicidade a todos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: