Um PDC de Verão

Seja Bem vindo ao Portal de Informações ao III PDC de Verão da Casa Colmeia – 10 a 19 de Dezembro de 2012

O PDC é um pré-requisito essencial para:

* Adesão plena da Permacultura International

*  Ensino de Permacultura

*  Registro professor APT

* Participar Convergências Designers de Permacultura, nacional e internacionalmente

O que é o PDC Litorâneo

O PDC Litorâneo é o Curso Completo de Design em Permacultura, exclusivo por ser desenvolvido em uma bioregião litorânea de Santa Catarina. São mais de 90 horas de jornada intensiva e imersiva de Formação (prática e teórica) em Design em Permacultura. Desenvolvido na Estação de Permacultura Litorânea – CASA COLMÉIA e cumprindo o Currículo exigido internacionalmente, o curso será organizado e facilitado pelo Coletivo Permacultores, um Grupo Inter e Transdisciplinar de práticas permaculturais.

O Conteúdo Programático é padrão Mundial e segue sua ementa abaixo:

Histórico, éticas e princípios da Permacultura – Sabedorias e Padrões da Natureza – Metodologias de Design em Permacultura – Estudo do Solo e Suas Qualidades Intrínsecas – Manejo Sustentável da Terra e da Água –Clima e Micro Climas Específicos – As Plantas e Suas Interações com o Meio – Animais na Permacultura – A Cozinha Sustentável – Energias Renováveis e Tecnologias Apropriadas – Espaço Construído, Bioconstruções e Construções Sustentáveis – Estratégias Alternativas e Ecológicas para uma Sociedade Global – Gestão e Educação Sustentável – Saúde e Bem Estar Físico e Espiritual  e outras temáticas que serão abertas no decorrer da jornada.

Metodologia do PDC Litorâneo

Neste curso iremos tratar com uma metodologia de espaço aberto e interativa. As dinâmicas serão bastante diversificadas e interdisciplinares, assessorada por vários instrutores. Incluirá além de saídas de campo, estudo da paisagem, oficinas práticas, aulas teóricas de forma aberta, aulas expositivas complementares e exposição de audio-visuais no período noturno.

Além destas atividades, teremos um período de estudo prático de Design em Permacultura, com criação e planejamento de um espaço, como estudo de caso, aplicando os conhecimentos, os princípios e os métodos de design em permacultura estudados no curso.

Ainda assim, teremos momentos de reflexão em grupo e avaliações de percurso, bem como atividades de bem estar físico-espiritual, como yoga, meditações e relaxamentos.

A noite contaremos com atividades de fogueira de confraternização, noite de talentos e rodas de viola e canto. Existirão ainda horários vagos pra passeios à praia e a região do Farol de Santa Marta.

Também terá no local um espaço para feira de trocas e economia solidária, aberta ao público participante, para a exposição de seus pertences e seus produtos ecológicos.

Sobre o Curso

O curso de Designer em Permacultura é um programa intensivo que exige 72 horas minimas de aulas apoiados por exercícios práticos,  oficinas, saídas de campo e outros. Deve ser tudo que você precisa saber a fim de:

  • planejar e implementar um sistema de permacultura para si mesmo
  • auxiliar na concepção de sistemas para os outros
  • incorporar os ideais relevantes e métodos de permacultura em sistemas existentes (casa, escritório, indústria locais, reflorestamento)
  • avaliar os sistemas para a sustentabilidade
  • começar a sua investigação em food-stuffs/technology/strategies particulares
  • desenvolver interesses pessoais em ‘produtos / resultados’ permacultura
  • Aumentar o interesse da comunidade em atividades que se concentram em crescimento real (e não apenas econômico) e verdadeiro desenvolvimento.
  • Após a conclusão bem sucedida do curso, os formandos são credenciados pelo Instituto de Permacultura e atribuído um Certificado de Design em Permacultura.
  • Após dois anos de trabalho aplicada, o aluno poderá se candidatar por um Diploma de Design Aplicado. Isso também pode ser conferida por meio de outra instituição de permacultura.Diplomas foram concedidos pela revisão por pares em cima de uma apresentação para outra PDC graduados (como no APC10)
  • Graus mais elevados em estudos de Permacultura pode ser exercidos em várias instituições, tanto na Austrália e no exterior.
  • Tradicionalmente, não é necessário fazer mais do que o curso de design, a fim de usar o termo PERMACULTURA em suas atividades / negócio. O curso de design deve permitir-lhe ter um conhecimento aprofundado de Permacultura e ser capaz de ensinar os outros.

Quem serão os Facilitadores do PDC Litorâneo

Estamos contando com um grupo bem diversificado de Facilitadores para este PDC, entre eles profissionais da Bioconstrução, do Meio Ambiente, Agrônomos, Oceanógrafo, Biólogos, experientes Designers em Permacultura, Artistas Educadores, Ativistas, Bambuzeiro, pessoas da própria comunidade local e Acadêmicos Universitários.

Ainda contaremos com animadores, nutricionista e uma competente equipe auxiliar ao seu dispor.

Felipe Holffman – Engenheiro Sanitário e Ambiental, proprietário da ECOA hospedagem familiar em Imbituba, fez seu PDC no IPEP – Instituto de Permacultura e Ecovilas da Pampa e o Bioconstruindo no IPEC – Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado.

Julia Lucena é Artista Plástica, tirou seu PDC na Casa Colmeia em 20122 e atualmente é colaboradora da Colmeia nos projetos Voluntários Orgânicos, Universidade Vivente e cuida do Banco de Imagens da Estação.

Juliano Riciardi é Designer e Artista Educador licenciado em Artes Visuais pela FURG/RS,  Permacultor, formado em PDC pelo  IPEC/2004 e IPCP/2007.  Idealizador e Bioconstrutor da Estação de Permacultura Litorânea Casa Colmeia – Jaguaruna, onde reside no litoral sul de SC.

Rodrigo Nocchi é Permacultor, formado pelo IPEP, onde trabalhou por 7 anos na implantação da bambuzeria sustentável.  Hoje é um profissional autonônomo do Bambu, de onde tira sua sustentabilidade. Esta tirando seu curso de Arquitetura e Urbanismo e desenvolve projetos com diversos temas inserindo o bambu de forma prática e viável. Mora em Bagé, RS.

Fabio Benitez é Técnico Agrícola, Permacultor e Meliponilcultor. Cursou seu PDC no IPEP onde residiu em 2006. Reside em Santana do Livramento/RS.
Onde será o PDC Litorâneo

O Local de encontro do PDC Litorâneo será a Casa Colméia, uma estação de permacultura, localizada na praia da Garopaba do Sul, município de Jaguaruna, Santa Catarina, a 150 km ao Sul de Florianópolis e 300 km ao norte de Porto Alegre.

A Casa Colméia é uma estação experimental de permacultura no Sul do Brasil, pois é a residência ecológica da família de Artistas Permacultores Juliano Riciardi, Julia Lucena e o filhote Tiê. Eles mesmos idealizaram e construíram a estação no ano de 2009 com a finalidade de ser sua moradia e um modelo de Estação Experimental em Permacultura Doméstica.

Neste tempo, a estrutura da Casa Colméia vem crescendo com bastante entusiasmo, graças a ajuda de amigos, voluntários que nela passam e as ações práticas oriundas dos cursos ministrados no espaço, que já somam mais de uma dezena.

Ela esta localizada numa região incrivelmente rica em biodiversidade, cercada por Praias, Lagoas, Dunas, Banhados e Sambaquis. A localidade é ainda bastante rural e tem a peculiaridade de ser no litoral, próximo a praia.

Sua estrutura é simples e bem rústica, pois os idealizadores priorizaram construí-la com recursos locais, materiais reutilizados, reciclados e de baixo custo. Apesar de estar numa área de apenas 600 m² ela comporta bem até 20 participantes, contando ainda com o apoio de hospedagem solidária da vizinhança, nos períodos de cursos intensos.

Neste espaço residencial contamos com a Casa Mãe que na parte superior do mezanino que tem a capacidade de abrigar até 5 pessoas, e a parte de baixo para as atividades gerais, palestras, aulas expositivas, aulas de espaço aberto, refeições e outras. Ainda no mesmo terreno, no espaço externo, temos um banheiro seco e uma ducha quente. Pias para atividades externas e tanque para lavar roupas.

Ainda há o abrigo familiar dos residentes com banheiro seco, um alojamento para voluntários com banheiro seco que abriga mais 5 pessoas, hortas mandalas e espirais de ervas medicinais ao redor de toda a Casa Mãe, composteira, minhocário, fornos e secadores solares, uma oficina de Arte-reciclagem, uma área coberta multi-uso, um pequeno açude para aquacultura integrada, um trapiche para meditação ao ar livre e um espaço para fogueira e confraternizações. Ainda acoplado a estrutura da Casa Mãe, temos uma pequena cozinha caipira com fogão a lenha.

Para facilitar a visualização do espaço da Casa Colméia você pode acessar o link do seu mapa temático, https://casacolmeia.wordpress.com/mapa-tematico/

Para este III PDC de Verão, a Casa Colméia estará bem movimentada, sendo a maioria das atividades desenvolvidas nela mesma. Ainda contaremos com outras áreas adjacentes para estudo de casos, observação e estudo da paisagem local, oficinas práticas, área de camping e hospedagem solidária.


O que você deve trazer para o curso:

– alegria, disposição, força, amizade, paz, e tudo de bom

– se tiveres alguma ferramenta em especial que gostaria de compartilhar com o grupo, traga.

– chapéu, bonés, etc

– protetor solar

– roupas de cama e toalha

– maquina fotográfica

– penis drive para piratearmos materiais

– capa de chuva – podemos ter atividades na chuva !

– roupas para sujar

– sapato para sujar

– roupa para banho de mar

– sementes diversas

– instrumentos musicais, hehehe só alegria nas noites de fogueira

– seus materiais e vídeos preferidos para compartilhar entre todos

Dicas de como chegar

Gente neste link: https://casacolmeia.wordpress.com/onde-fica/  vocês encontram muitas dicas de como chegar até a Colméia.

Ainda assim se tiverem mais alguma pergunta, sugestão ou dúvida, por favor nos comunique por e-mail casacolmeia@hotmail.com ou telefone 48 9123-9686 VIVO ou (48) 9968 0488 TIM ok, estamos a disposição

Ah e uma boa viagem até aqui, aproveitem apreciando as paisagens litorâneas de Santa Catarina.

Caronas

Alguém vem de carro ? Quem sabe está interessado(a) em compartilhar caronas e dividir despesas ? Entre em contato

Sobre o Tempo

Mais Próximo do curso daremos informações mais precisas sobre o clima, vamos estar acompanhando, esperamos ótimos dias de sol. Qualquer alteração no tempo avisamos vocês…

Estamos aqui preparando a Colméia para você vir Coo-habitar com a Gente !

Abraço e até loguinho…..

Coletivo Permacultores

Seja Bem vindo ao PDC de Inverno da Colmeia!

http://www.casacolmeia.wordpress.com

(48)9123 9686 (VIVO) ou 9968 0488 (TIM)

Anúncios

Uma resposta

  1. Olá galera! Então, estou para fazer o PDC, não achei a ficha de inscrição. Vc´s podem me ajudar?
    Pretendo com antecedencia ir pagando o curso como posso fazer?

    Obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: