Porque Viver Assim !

Uma Consciência Global

226634_578456508847226_1541167290_nNossa sociedade é quase inteiramente dependente da disponibilidade de quantidades crescentes de energia de combustíveis fósseis. Isso trouxe-nos até ao ponto em que os nossos recursos estão diminuindo e nosso planeta está em catástrofe ecológica. Nós não temos nenhuma fonte de energia alternativa viável a escolher a não ser reduzir nosso consumo de energia. Quanto mais cedo essa mudança for iniciada, o mais confortável será.

Uma Convivência Intima com a Terra

Para o nosso consumo de energia diminuir devemos reduzir o consumo e aumentar drasticamente a produtividade de nossa terra. Isto exigirá o desenvolvimento de infra-estruturas e competências que permitam aos locais estarem mais auto-confiantes. O mais simples, envolvem soluções sustentáveis em pequena escala, como resalta a permacultura, sistemas de gestão de solos,centrada em torno da agricultua familiar ou de pequenas habitações.

307504_578097385549805_1568484507_n

Um Movimento Espiral

Existe um significativo e crescente números de pessoas  e movimentos de base que estão iniciando a implementação desses projetos de baixo impacto. Este entusiasmo vem de uma combinação de preocupação intelectual e com a vontade inata de viver perto da natureza. O principal obstáculo é o acesso à terra. O preço da terra, com licença de construção residencial não é compatível com o rendimento desse tipo de vida. Isso vai mudar, mas esses projetos precisam de tempo para desenvolver e atingir a produtividade. Algumas pessoas estão tomando a ação direta, mas os números estão muito aquém da massa crítica que poderia ser realizado.

Uma Ação Direta

Se desenvolvermos um sistema de planejamento ecológico para conceder o acesso à terra e o direito de viver nela, para aqueles que desejam viver esta vida, nós podemos fazer com que este movimento de base aumente e comecem a fazer progressos reais no sentido de uma sociedade sustentável.

63721_578465678846309_893664613_n

A Crise ecológica não é uma possibilidade futura, mas uma realidade atual. As taxas atuais de extinção de espécies são as mais elevadas desde as do dinossauros. Noventa por cento dos peixes grandes marinhos se foram.


Antrópicas mudança climática está acontecendo cem vezes mais rápido que os noss0s melhores modelos têm previsto. Essa mudança não só ameaça a extinção de espécies individuais, mas o colapso ou a morte de ecossistemas inteiros. Estamos confrontados com a questão de saber se é muito tarde para que se tome qualquer ação efetiva.

O fato de que essa crise já está acontecendo significa que a questão não é fazer como se ela pode ser evitada, mas o que podemos fazer para parar de agravar-lo e lidar com seus efeitos.  Não é sobre o que podemos fazer amanhã, mas o que podemos fazer hoje. Como tal, a resposta é não, não é tarde demais, hoje qualquer pessoa pode tomar ações efetivas localmente.182168_578451745514369_1010543520_n

Uma Família com menos Impacto e mais Entusiasmo

A escala e o poder deste entusiasmo ficou claro para mim depois da experiência da nossa família de construir uma casa simples, de baixo impacto em um lote de 600 m² no litoral de Santa Catarina, onde vivemos ajudando ao mesmo tempo com a gestão e a educação ambiental, temos uma agricultura e aquacultura integrada em pequena escala e a criação de vivências que empoderam as pessoas a fazerem isso de suas vidas também.

Parte da nossa motivação foi para mostrar aos outros que este tipo de vida era possível. Nós colocamos algumas fotos da nossa casa em uma página web simples para mostrar uma meia dúzia de amigos que nos ajudaram com a construção. Dentro de algumas semanas, tinha sido transmitido e começou a aparecer em alguns blogs. Desde então, este site tem vindo a receber visitas tem sido visto por milhares de pessoas. Temos recebido milhares de e-mails de pessoas animadas e inspiradas, querendo transitar sua vida. Alguns com lágrimas, com alguns planos, alguns com suas próprias histórias e cada um com entusiasmo e incentivo.396738_337558836267924_1931077901_n

Esta tem sido uma experiência humilde, mas também da abertura do olho. As pessoas são atraídas para a Casa  Colméia e o nosso modo de vida. Muito pouca explicação é necessária e quase todos têm uma compreensão clara e imediata da filosofia e do modo de vida. que adotamos Esta experiência, entre outras tornou muito claro para mim que um número significativamente grande de pessoas estão ansiosos para fazer a mudança para uma energia decente e uma forma de vida simples, baseada na terra.

Também é claro para mim a partir desta experiência que, como as pessoas se movem nessa direção que experimentam um ciclo de feedback positivo de aprendizagem.

254744_578097452216465_1212140327_nA combinação deste ciclo de feedback com o entusiasmo e a apelação inata desta rota faz deste movimento uma poderosa força, e que é capaz de fazer mudanças efetivas em cada pequeno passo. Os principais obstáculos segurá-lo de volta são a disponibilidade de terra e de tempo dos povos. Estas são novamente as questões económicas. O tipo de trabalho necessário para começar a fazer a transição para uma energia decente é inerentemente não rentáveis e devem permanecer assim até o ponto em que já não existem outras opções.

Anúncios

2 Respostas

  1. Adorei! Vamos tocer para que cada dia surjam casas Colméias pelo mundo …
    Parabens pelo belo texto!
    Bjs

  2. Bom dia gostei muito do estilo da permacultura ,gostaria de saber se voces voces tem publicações sobre o assunto obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: