O que é a Permacultura ?

A permacultura é uma ciência sistêmica de design sustentável alicerçada em éticas e princípios que podem ser usados para estabelecer, desenhar, coordenar e melhorar todos os esforços feitos por indivíduos, lugares e comunidades que trabalham para um futuro sustentável.

Foi originada na Austrália e se expalhou pelo mundo através de dois professores ecologistas, Bill Mollison e David Holmgren na década de 70.

A Permacultura origina-se de uma cultura permanente do ambiente.

Seu propósito é estabelecer em nossa rotina diária, hábitos e costumes de vida simples e ecológicos – um estilo de cultura e de vida em integração direta e equilibrada com o meio ambiente.

Para isso utiliza-se de metodologias de planejamento que envolve as pessoas em atividades de auto-produção dos aspectos básicos de suas vidas quanto a abrigo, alimento, transporte, saúde, bem-estar, educação e energias sustentáveis.

Para saber mais sobre o tema visite o site: www.permacoletivo.wordpress.com que voce descobrirá mais sobre os aspectos e metodologias, links e materiais para estudo.

Os campos de saberes que envolvem a permacultura são descritos abaixo como mostra a Flor da Permacultura.

Venha você também para a Permacultura unir-se a pessoas que trabalham para um futuro sustentável. O Planeta Terra agradece !

Uma resposta

  1. Gostaria de sugerir que os trabalhos de permacultura fossem divulgados nas empresas publicas de extensão rural, como no caso do RJ e MG são a EMATER, para que as técnicas fossem divulgadas no campo, onde a situação financeira é ruim e a disponibilidade de matéria prima é grande. Como extensionista rural percebo que a consciência ecológica no meio rural é mais importante ainda, pelo simples fato e que é no campo onde estão as nascentes e os rios que abastecem a cidade, é no campo onde provém nossas frutas, legumas, hortaliças, carnes, ovos e leite. É onde as práticas ecológicas são mais importantes ainda, onde existe a necessidade de trocas os adubos químicos por adubos verdes e orgânicos, é onde precisamos diminuir os pesticidas na lavoura e na pecuária. Deixo aqui a minha mensagem e espero que seja perpetuada. Paulo Afonso, médico veterinário, EMATER-RIO, escritório local de Porciúncula.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: