Bem Vindo a Casa Colméia

Uma Estação de

ARTE RECICLAGEM, BIOCONSTRUÇÃO E PERMACULTURA

Doméstica !


CASA COLMÉIA Projeto de Vida Como Obra de Arte

Assentamento Humano Permacultural Familiar

A Casa Colméia nasceu em Fevereiro de 2009 da iniciativa de um Projeto de Vida Como Obra de ArteAssentamento Humano Permacultural Familiar – proposto pelo artista-ativista .

A Casa Colméia tem o propósito de desenvolver uma nova forma de compreensão, percepção, vivência-aprendizagem e organização de aspectos básicos da vida humana como a Produção e a Segurança de nossos alimentos em casa, a criação de Bio-Construções coletivas com arte, materiais naturais e reciclados, elaborar e disseminar formas de Economias e Culturas solidárias e Livres, usar e divulgar o uso de Energias limpas e apropriadas, viver com Saúde e Bem estar Fisico-espiritual, propor e ativar uma Educação sustentável, numa escala prática-humana, baseada na vida doméstica.

Fundada com bases na Arte, na Permacultura e na Bioconstrução, a Casa Colméia foi bio-construída pela família de artistas, com a ajuda de amigos e voluntários. Ela está implantada no litoral sul Catarinense, na Praia da Garopaba do Sul, a 150 km ao sul de Florianópolis. Associada a uma bio-região costeira marinha, A Casa Colméia se desenvolve como uma Estação Experimental Base de Permacultura Doméstica Litorânea.

O projeto todo envolve desde o planejamento de um modelo de assentamento permacultural familiar em uma área pequena semi-rural de 600m², até a apropriação de energias e técnicas de organização comunitária, auto-produção e autonomia físico-espiritual, artes aplicadas e ciências doméstica, vivências holísticas transdiciplinares.

A Casa Colméia representa em um cenário futuro de declino da energia planetária, um modelo de propriedade familiar integrada e harmonizada com a cultura e a ecologia do lugar, demonstrando  uma escala humana-prática de sustentabilidade.

A Casa Colméia e seus moradores buscam integrar-se com o espírito do lugar, num continuo aprendizado natural, absorvendo os processos de feedback e realimentando as ações baseadas em princípios fundamentais da ecologia profunda aplicada , trazendo a possibilidade de co-partilha de um experimento de vida familiar, coletivo e comunitária.

Juliano Riciardi

E Por falar em Natureza ! Vamos Aprender com as Abelhas ?

favo colorO Padrão HEXAGONAL da Natureza

Juliano Riciardi é ativista e educador ambiental a mais de 15 anos, com formação em Artes Visuais.   Vivendo como permacultor e  repleto de percepções da mentalidade sustentável, a maior paixão do artista é o estudo de Padrões Naturais. Ele se refere aos padrões naturais como elementos primários que ocorrem na natureza. Para ele, estes padrões são sobre formas no espaço e cada um tem um propósito ou função específica. O mais curioso que ele observou em seus estudo foi perceber como o tempo, o espaço e o ritmo da vida influenciam nesses padrões.

Abaixo está um pouco sobre seus estudos do Padrão HEXAGONAL – um Padrão de Agrupamento na Natureza que utilizaram na Construção da Casa Colméia. Entenda um pouco porque escolheu este caminho.

Padrões de Agrupamento se apresentam na natureza como formas VISUAIS geométricas apresentando diversos Aspectos. Os mais comuns são o formato poligonal e o de redes.

Seu Propósito e função maior é observada em coisas que ficam agrupadas uma a outra e que por isso, minimiza a área requerida para conter o mesmo volume. Este formato economiza espaço, material, energia e cria o caminho mais curto, exceto a linha para ser replicado. Isto também produz uma estrutura rígida.

Alguns Exemplos na natureza podemos perceber nas bolhas de sabão, cristais de gelo, favos de mel, espigas de milho, cascos de tartaruga, peles de cobra, cilia struts, colunas de basalto, ossos de pássaros, estruturas de plantas.

Certos Termos matemáticos são associados a este formato, como o hexágono e os ângulos de 120°

Exemplos na permacultura: Casas Bioconstruídas; Espaços hexagonais das plantas em sistemas biodinâmicos; espaços triangulares entre sementes ou plantas; espaços para armazenamento.

CASA COLMÉIA – um espaço de aprendizagem da ecologia doméstica !


Casa_Colméia

Contato:

Juliano Riciardi

e-mail: juriciardi@yahoo.com.br

msn: jriciardi@hotmail.com

cel:(48) 9123 9686

Skype: julianoriciardi

Dúvidas ?e-mail:casacolmeia@hotmail.com

OS NÚMEROS DE 2010

Os duendes das estatísticas do WordPress.com analisaram o desempenho deste blog em 2010 e apresentam-lhe aqui um resumo de alto nível da saúde do seu blog:

Healthy blog!

O Blog-Health-o-Meter™ indica: Uau.

Números apetitosos

Imagem de destaque

Cerca de 3 milhões de pessoas visitam o Taj Mahal todos os anos. Este blog foi visitado cerca de 28,000 vezes em 2010. Se este blog fosse o Taj Mahal, eram precisos 3 dias para que essas pessoas o visitassem.

Em 2010, escreveu 1 novo artigo, aumentando o arquivo total do seu blog para 2 artigos. Fez upload de 213 imagens, ocupando um total de 70mb. Isso equivale a cerca de 4 imagens por semana.

O seu dia mais activo do ano foi 25 de agosto com 204 visitas. O artigo mais popular desse dia foi Fotos.

De onde vieram?

Os sites que mais tráfego lhe enviaram em 2010 foram permacultura.org.br, orkut.com.br, permacoletivo.wordpress.com, permaculturabr.ning.com e mail.live.com

Alguns visitantes vieram dos motores de busca, sobretudo por casa colmeia, casa colméia, casa da colmeia, casa e casacolmeia

Atracções em 2010

Estes são os artigos e páginas mais visitados em 2010.

1

Fotos maio, 2009
4 comentários

2

As VivênCias 2010 abril, 2009
5 comentários

3

A Família agosto, 2009
11 comentários

4

Bioconstrução fevereiro, 2010
4 comentários

5

A Livraria Colmeia novembro, 2009
8 comentários
//

//

Anúncios

2 Respostas

  1. Saudades de vcs!!
    Tão pouco tempo passamos juntos, mas já sinto falta
    da boa atmosfera. Contato com a natura, comida verdadeira.Toda a galera sentiu isso!!
    Abraços para Tie, Tt e Juliano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: