Estação Ecológica Casa Colmeia

Estação Ecológica Casa Colmeia

A Estação Ecológica Casa Colmeia é uma propriedade permacultural para gestão e educação ambiental caracterizada como casa-escola e moradia ecológica familiar, criada pelos designers de permacultura e arte-educadores Juliano Riciardi, Teresa Dominot e seu filho Tiê. Um espaço experimental de convívio ecológico íntimo, onde demonstram na pratica a evolução de um sistema implantado de permacultura a nível doméstico e comunitário.

Situada na região costeira do litoral sul de Santa Catarina, próximo ao Cabo do Farol de Santa Marta, na Praia da Garopaba do Sul, município de Jaguaruna, Brasil. A Estação Ecológica Casa Colmeia, integra características ecológicas e culturais fortemente influenciadas pelos ambientes circundantes de mar, lagoas, estuários, dunas, restingas e banhados.

A Estação comporta elementos paisagísticos e pedagógicos de um design permacultural em evolução, relacionados de forma pratica e funcional com o dia-a-dia das pessoas que convivem no espaço, junto a comunidade do entorno, bem como com o meio ambiente como um todo.

A biodiversidade produtiva e crescente no interior do pequeno terreno (600m2) comprova a eficiência do efeito do design permacultural (em pouco mais de dois anos) na paisagem, nas bioconstruções, no enriquecimento do solo, na diversificada produção de alimentos e nas pessoas com relação à natureza.

Este espaço ecologiamente construído esta integrado ainda com banheiros secos, composteiras, minhocários, viveiro de mudas, jardins produtivos e outros elementos da paisagem sustentavelmente planejados.

No espaço ainda tem a Casa Mãe, uma Cozinha Caipira Natural, com forno e fogão a lenha, forno e secadores solares, uma Oficina de Papel e Sabão Ecológicos, Alojamento para voluntários e estudantes, um pequeno Açude para Aquacultura (criação de plantas e animais aquáticos) integrada, espaços para descanso, deck e construções com tetos vivos.

A área foi primeiramente estudada, planejada e sub-dividida em zonas e setores, que estão dispostos em: – uma Zona de Reciclagem, que cuida de todos os resíduos da estação, – o Setor de Águas – áreas para o manejo das águas (bio-filtros, zona de raízes, açude, cisternas, coleta de água da chuva), Zonas de Criação de Pequenos Animais (minhocas, abelhas, peixes, galinhas) – Zona de Produção de Alimentos (espirais, hortas, roças, agroflorestas) para alimentar seus residentes e repartir excedentes.

Ainda temos uma Zona de Materiais e Ferramentas, local para deposito de todas as ferramentas e materiais necessários na estação, um – Banco de Sementes, para perpetuar espécies e trocas comunitárias e esta sendo construído o Parque para Crianças.

A Casa é como uma escola livre, onde as pessoas que por ali passam, vivenciam na prática, e espontaneamente novas formas de vida, mais ecológica e simples. Se integram aos ciclos do ambiente como um todo, aprendem e repassam conhecimentos fundamentais para a sua convivência mais sustentável com o mundo.

A Estação Ecológica Casa Colmeia oferece anualmente ECO-formação nas áreas da Permacultura, Bioconstrução, Construções Sustentáveis, Permacultura na Escola, Cozinha Sustentável, Bambu, Arte-Educação-Ambiental e outros.

Também desenvolvemos Programas Permanentes de Voluntariado, Monitor Ambiental, Visitação Guiada, ECO-Capacitação e Repouso Ecológico.

Entre em contato como nosso trabalho pelo site http://www.casacolmeia.wordpress.com ou agende uma visita pessoal ou com seu grupo pelo e-mail: casacolmeia@hotmail.com. Agradecemos e aguardamos você na Colmeia !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 357 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: